Videoteca Digital

Acesse agora videoaulas, conferências e entrevistas com importantes nomes da Odontologia.

Vídeos

José Cícero Dinato

Cirurgias Guiadas na Implantodontia

Autore(s):
José Cícero Dinato

Os avanços recentes da indústria tornaram a cirurgia guiada um procedimento seguro, preciso e extremamente previsível. Nesta videoaula, acompanhamos dois casos clínicos que mostram como essa tecnologia permite a realização de cirurgias menos invasivas, adequando posicionamento dos implantes e diminuindo o desconforto pós-operatório.

Diego Klee

Resultados previsíveis em desafios estéticos com implantes

Autore(s):
Diego Klee

Essa videoaula mostra que a evolução dos materiais e dos procedimentos odontológicos oferece mais possibilidades para o cirurgião-dentista na reabilitação dos pacientes. Em um caso clínico complexo de reabilitação, foi necessária a combinação de laminados cerâmicos e próteses sobre implantes numa mesma região. Assim, é possível efetuar um planejamento protético adequado para obter um resultado estético de excelência, mesmo em situações adversas.

Fábio Bezerra

Fluxo de Trabalho Digital em Implantodontia

Autore(s):
Fábio Bezerra

A tecnologia trouxe diversas ferramentas para o desenvolvimento do fluxo de trabalho digital na Implantodontia. Esta videoaula apresenta os recursos que a tecnologia digital disponibiliza para a especialidade, utilizados em cada etapa do tratamento cirúrgico-protético. São detalhados os conceitos CAD e CAM, assim como os softwares de imagens e os processos de escaneamento e design da prótese.

Fernando Hayashi

Suturas Importantes na Perio-Implantologia

Autore(s):
Fernando Hayashi

A sutura é uma das etapas mais importantes em qualquer procedimento cirúrgico. Esta videoaula apresenta dez diferentes técnicas essenciais de sutura, além de evidenciar a importância da sutura para garantir o sucesso do tratamento odontológico.

Mario Groisman

Considerações sobre estética peri-implantar para casos de implantes imediatos

Autore(s):
Mario Groisman

Esta videoaula apresenta um caso clínico em que um central incisivo superior foi substituído por uma prótese fixa sobre implante. É possível acompanhar o delicado trabalho de manutenção das estruturas peri-implantares e o procedimento para obter o melhor resultado estético na finalização.

Marcelo Calamita

Reabilitação Oral Estrategicamente Invasiva

Autore(s):
Marcelo Calamita

A insatisfação estética tem aumentado a procura por clínicas odontológicas, seja por um detalhe no sorriso ou uma característica nos dentes. Em sua videoaula, Marcelo Calamita apresenta um caso clínico e os principais conceitos que envolvem a Reabilitação Oral Estrategicamente Invasiva. Ao longo de três blocos, é possível acompanhar cada uma das etapas do tratamento, desde o diagnóstico inicial, passando pelo planejamento digital, até a finalização do tratamento.

Alessandro Pozzi

Entrevista internacional: Alessandro Pozzi

Autore(s):
Alessandro Pozzi

Em conversa com Ricardo Magini e Caroline Rafael, o professor italiano Alessandro Pozzi fala sobre cirurgia guiada e prótese guiada. Ele detalha a melhor forma de tratar pacientes parciais e totalmente edêntulos com o novo fluxo de trabalho digital integrado. Entre os temas abordados na entrevista do professor italiano estão o sistema CAD/CAM e o uso de scanners extraorais. Além disso, Pozzi detalha a técnica do pôntico com desenho biológico, fala sobre a biocompatibilidade dos implantes de zircônia e das restaurações de zircônia, dá dicas sobre o recobrimento para evitar o lascamento da porcelana e opina sobre as restaurações em PEEK.

German Gallucci

Entrevista internacional: German Gallucci

Autore(s):
German Gallucci

Qual é o número ideal de implantes na maxila? E na mandíbula? Entrevistado pelo brasileiro Valdir Muglia, o norte-americano German Gallucci dá a sua opinião sobre o tema e debate importantes tópicos ligados à Implantodontia, como a carga imediata, as perdas ósseas e a estabilidade dos tecidos moles peri-implantares. Ao longo da conversa, Gallucci ainda comenta o conceito all-on-four e fala sobre a importância do processo de cicatrização.

Guillermo Cagnone

Entrevista internacional: Guillermo Cagnone

Autore(s):
Guillermo Cagnone

Especialista em Prótese, o professor Guillermo Cagnone debate a forma como a Odontologia Digital – em especial o CAD/CAM – revolucionaram a especialidade. Em conversa com Paulo Rossetti, o argentino trata de temas importantes, como a estabilidade do componente protético e a remodelação do espaço biológico, além de situações corriqueiras da clínica diária, como o afrouxamento e as fraturas de componentes. Cagnone ainda detalha a utilização de conexões internas e externas na Argentina.

José Luis Calvo Guirado

Entrevista internacional: José Luis Calvo Guirado

Autore(s):
José Luis Calvo Guirado

Em entrevista ao brasileiro André Pelegrine, o professor José Luis Calvo Guirado detalha o sucesso dos implantes extra-curtos e relata em quais circunstâncias seu uso é indicado. O professor espanhol compartilha ainda a sua experiência em casos de osteonecrose e o uso de bifosfonatos, além de dar dicas sobre provisionalização imediata.

José Valdivia

Entrevista internacional: José Valdivia

Autore(s):
José Valdivia

O chileno José Valdivia esteve na Suécia, em 1987, e acompanhou o surgimento da Osseointegração. O professor levou a nova técnica ao Chile e, desde então, prega a importância social dos implantes para a população mais pobre. Em conversa com o brasileiro Guaracilei Maciel Vidigal Júnior, o chileno fala da evolução das próteses sobre implantes, passando pelos conceitos de cargas imediatas e pilares cerâmicos. Amigo de Brånemark, José Valdivia ainda revela um motivo de grande lamentação do mestre sueco.

Aziz Constantino

Aceleração de respostas reparadoras na clínica diária

Autore(s):
Aziz Constantino

O aprofundamento do conhecimento científico sobre a fisiologia do reparo tecidual ganhou um grande impulso com o refinamento das metodologias de pesquisa hoje existentes. A comprovação da eficácia de propostas terapêuticas e novas tecnologias tem sido possibilitadas em prazos menos extensos e, principalmente, sob precisão e acuidade crescentes. A apresentação de Aziz Constantino aborda técnicas e tecnologias relacionadas à redução no tempo médio de integração de implantes ao osso, bem como na reconstrução e manipulação de tecidos. A abordagem crítica sobre evidências científicas consolidadas, de perspectivas para pesquisas em franca evolução, bem como de mitos e exageros que frequentemente são propagados sem a adequada validação, será realizada através de referências publicadas e ampla casuística longitudinal.

Fabiano Capato

Os novos conceitos e técnicas na piezocirurgia

Autore(s):
Fabiano Capato

A piezocirurgia vem assumindo um papel fundamental na vida de cirurgiões-dentistas e implantodontistas que visam otimizar melhores resultados na osseointegração dos implantes e em cirurgias reconstrutivas minimamente invasivas. Nesta apresentação, Fabiano Capato discute a aplicação clínica do sistema que combina o corte micrométrico piezoelétrico para a instalação de implantes e na técnica de expansão óssea.

José Cavalcanti

Os dez mais frequentes erros da Implantodontia e como corrigi-los

Autore(s):
José Cavalcanti

Através dos anos, várias técnicas cirúrgicas e protéticas foram introduzidas e modificadas, melhorando resultados para o paciente em sua reabilitação. A tecnologia, com imagens tridimensionais, contribui decisivamente para um planejamento mais eficaz, trazendo melhor resultado no tratamento proposto. Erros básicos são cometidos e trazem, em médio prazo, situações indesejáveis para o paciente. A apresentação de José Cavalcanti mostra esses equívocos, que passam despercebidos no planejamento e que são fundamentais para a realização do mesmo, e como corrigi-los.

Laurindo Borelli Neto

Materiais de alta performance em Odontologia

Autore(s):
Laurindo Borelli Neto

O objetivo da conferência de Laurindo Borelli Neto é trazer dados técnicos e científicos de uma nova possibilidade de material, o Peek, de excelentes propriedades para o uso em CAD/CAM, na confecção de núcleos intrarradiculares, pinos, coroas, pontes de longa duração, coroas telescópicas, coppings, abutments customizados, restaurações unitárias definitivas e estruturas para próteses removíveis e sobre implantes.

Rafael Manfro

Situações complexas em Implantodontia

Autore(s):
Rafael Manfro

Na apresentação de Rafael Manfro, são abordados tratamentos de alvéolos frescos e cicatrizados. Nos alvéolos frescos, abordamos implantes imediatos em situações complexas, como margens gengivais desniveladas, dentes anquilosados e atresias ósseas severas. Nos casos de alvéolos cicatrizados, abordamos enxertos com membranas, malhas de titânio, uso de substitutos ósseos e gengivais, além de osteotomias. Todas as técnicas são ilustradas por casos clínicos.

Hugo De Bruyn

Entrevista internacional: Hugo De Bruyn

Autore(s):
Hugo De Bruyn

O belga Hugo De Bruyn detalha o tratamento da peri-implantite na clínica odontológica. Em conversa com Thiago Dinato, o renomado professor compartilha a sua larga experiência na área e revela se as radiografias são suficientes para diagnosticar corretamente a perda óssea. De Bruyn ainda opina sobre a cirurgia flapless e a cirurgia guiada.

Juan Carlos Abarno

Entrevista internacional: Juan Carlos Abarno

Autore(s):
Juan Carlos Abarno

Entrevistado por Jorge Gabito Mira, o professor uruguaio Juan Carlos Abarno fala como nasceu a sua vocação para a Reabilitação Oral, detalha a sua evolução dentro da Implantodontia e relata situações que vivenciou ao longo de sua carreira. Na conversa, Abarno ainda relembra a sua participação no reconhecimento e na divulgação da Osseointegração no Uruguai.

Matteo Chiapasco

Entrevista internacional: Matteo Chiapasco

Autore(s):
Matteo Chiapasco

Em entrevista concedida ao editor-científico da revista ImplantNewsPerio, Paulo Rossetti, o professor italiano Matteo Chiapasco compartilha a sua experiência na Odontologia. Chiapasco detalha as cirurgias de levantamento do seio maxilar, comenta sua preferência entre blocos de osso ou blocos sintéticos e responde se ainda sente estresse ao realizar uma cirurgia. O professor italiano também fala sobre suas influências, como a de Leonardo Da Vinci, e dá dicas importantes para melhorar a curva de aprendizado dos estudantes.

Zvi Artzi

Entrevista internacional: Zvi Artzi

Autore(s):
Zvi Artzi

Em entrevista concedida à Marco Pontual, o professor israelense Zvi Artzi revela detalhes sobre levantamento e enxertia do seio maxilar. Durante a conversa, Artzi fala sobre o tratamento de mandíbula atrófica, o uso das brocas de titânio e sobre sua experiência com laser e com PRF. Além disso, o professor israelense revela qual considera ser o momento ideal para a retirada de um implante e explica, também, como procede em tratamentos de peri-implantite.

Maurice Salama

Entrevista internacional: Maurice Salama

Autore(s):
Maurice Salama

Com especialização em Ortodontia e Periodontia, o professor norte-americano Maurice Salama integra a equipe multidisciplinar comandada por Ronald Goldstein, que possui fortes laços com o Brasil. Em conversa com o professor Wilson Sendyk, Salama fala sobre a sua relação com o Brasil e destaca as qualidades que fazem com que os profissionais brasileiros se destaquem ao redor do mundo. Na entrevista, o norte-americano ainda conta se prefere a Periodontia ou a Ortodontia e detalha as suas técnicas preferidas de reconstrução na prática diária, como o dental shield.

Sergio Gotta

Entrevista internacional: Sergio Gotta

Autore(s):
Sergio Gotta

O professor argentino Sergio Gotta fala sobre o seu trabalho na estética peri-implantar. Em entrevista concedida ao editor-científico da revista ImplantNewsPerio, Paulo Rossetti, o argentino detalha também a cirurgia maxilofacial, comenta a integração entre a parte cirúrgica e a parte protética e opina sobre o uso do planejamento digital 3D na prática diária. Gotta ainda responde sobre a tradição de grandes mestres na Argentina e a situação atual da Odontologia no país vizinho.

Lyndon Cooper

Entrevista internacional: Lyndon Cooper

Autore(s):
Lyndon Cooper

O professor norte-americano Lyndon Cooper conta como iniciou a sua história na Odontologia. Em conversa com o editor-científico da revista ImplantNewsPerio, Paulo Rossetti, o professor dos EUA detalha a importância do período em que esteve em um laboratório, realizando o trabalho de pesquisa, e conta como passou a se interessar mais pela Implantodontia. Ao longo da conversa, Cooper dá o seu ponto de vista sobre a zircônia e o CAD/CAM, fala da importância dos pilares dos implantes e opina sobre o interesse dos estudantes em pesquisas na atualidade.

Bernard Touati

Entrevista internacional: Bernard Touati

Autore(s):
Bernard Touati

Bernard Touati debate a integração e a estabilidade do tecido mole peri-implantar. Em entrevista concedida à José Geraldo Malaguti e Franco Malaguti, o professor francês explica o conceito restaurador conhecido como On1, detalha sua preferência no uso de materiais cerâmicos para coroas sobre implantes, além de discutir a saúde do tecido mole, os perfis de emergência e os pilares pré-fabricados.

Paulo Fukashi Yamaguti

Alteração do biotipo gengival

Autore(s):
Paulo Fukashi Yamaguti

Uma queixa comum dos pacientes no consultório odontológico é o escurecimento na região cervical das próteses sobre dentes. A simples substituição da prótese pode não ser a solução, já que o problema pode estar relacionado ao escurecimento da raiz do próprio dente que foi tratado endodonticamente. Em sua videoaula, Paulo Fukashi Yamaguti apresenta um caso clínico de mudança de biotipo gengival.

Fábio Costa

Tecnologia CAD na Prótese Dentária

Autore(s):
Fábio Costa

A tecnologia CAD/CAM vem ganhando espaço rapidamente na Odontologia graças à sua precisão e previsibilidade. Uma série de laboratórios de prótese dentária vem se estruturando neste momento para atender essa nova demanda. Paralelamente, muitos cirurgiões-dentistas estão investindo para levar os equipamentos CAD/CAM para dentro de suas clínicas, na solução conhecida como chair side. Para colher os benefícios dessa tecnologia, é preciso entender as variáveis do fluxo de produção CAD/CAM. Uma delas é a etapa CAD, que corresponde ao desenho da prótese e requer um treinamento minucioso e extenso para que o técnico esteja apto a utilizar os recursos que são oferecidos.

Marcelo Manso

Enxertos de miniplacas ósseas autógenas em defeitos críticos na zona estética

Autore(s):
Marcelo Manso

A zona estética com deficiência em tecido ósseo representa um desafio constante para as decisões de tratamento. Tanto a regeneração óssea guiada (ROG) por barreiras como o uso de malhas de titânio constituem métodos clássicos de abordagem, porém, com grande risco de falha devido às dificuldades no gerenciamento desses artefatos que frequentemente provocam deiscências de suturas, alterações morfológicas e/ou exposições na cavidade oral. As miniplacas ósseas autógenas transplantadas constituem, em muitos casos, uma excelente opção de menor morbidade e maior previsibilidade para o reparo tecidual com segurança. Aspectos técnicos de execução, indicações, limitações e resultados são apresentados por Marcelo Manso.

Mauricio Cardoso

Ação ortodôntica primária e coadjuvante na reabilitação de pacientes com implantes osseointegrados

Autore(s):
Mauricio Cardoso

O tratamento interdisciplinar reabilitador requer, além do conhecimento técnico dos envolvidos, comportamento de equipe e comunicação entre os profissionais envolvidos. Nesse contexto, o bom senso deve intermediar a definição de metas terapêuticas específicas e possíveis para cada paciente, reconhecendo as limitações de cada área. Tais ações objetivam excelência dos resultados, buscam tratamentos cada vez mais individualizados e mínimos, com rapidez, eficiência e conforto. O objetivo desta apresentação é abordar o tratamento de pacientes adultos com perdas dentárias na região anterior superior, utilizando-se de manobras clínicas integradas para a otimização de resultados estéticos.

Francis Lima

Implantes individuais em maxila edêntula: desafios na reconstrução de uma “terceira” dentição

Autore(s):
Francis Lima

A apresentação de Francis Lima debate como avaliar, indicar e selecionar casos aptos a esse tipo de reconstrução. A conferência traz demonstração de um protocolo de execução, através de um relato de caso clínico e apresentação de casos com acompanhamento de até cinco anos.

Samy Tunchel

Viabilizando as reconstruções ósseas 3D

Autore(s):
Samy Tunchel

A necessidade de reconstruir o tecido ósseo é cada vez maior com o objetivo de devolver aos pacientes as melhores condições para instalação dos implantes. Para tanto, a potencialização dos enxertos com avanços tecnológicos, como blocos de biomateriais customizados, a incorporação dos agregados plaquetários (PRF) e técnicas de manipulação tecidual, são opções de tratamento cada vez mais utilizadas. Este é o objetivo desta conferência, na qual os resultados longitudinais obtidos serão mostrados e discutidos.

Marco Bianchini

Peri-implantite: novidades no tratamento?

Autore(s):
Marco Bianchini

Apesar de muitos profissionais insistirem em se esconder da peri-implantite, ela vem nos “perseguindo” a cada ano que passa. A manutenção de nossos implantes saudáveis ao longo dos anos depende diretamente do controle peri-implantar. A saúde dos tecidos duros e moles que circundam os implantes é uma condição imprescindível para o sucesso de nossas reabilitações com implantes. Assim, necessitamos entender o que acontece com estes tecidos, na medida em que os nossos implantes vão envelhecendo. Além desse entendimento, necessitamos também saber tratá-los adequadamente quando acometidos por alguma alteração peri-implantar. Há novidades no tratamento da peri-implantite? Assista à esta conferência e você irá se surpreender!

Luís Guilherme Macedo

Biomateriais em reconstruções ósseas: quais as nossas limitações?

Autore(s):
Luís Guilherme Macedo

O objetivo desta apresentação é abordar os diferentes tipos de defeitos ósseos, suas indicações de reconstrução e os diferentes biomateriais disponíveis para a previsibilidade dos resultados. Baseando-se em evidências científicas, são discutidas as limitações de alguns biomateriais para determinados procedimentos com ilustrações clínicas de sucessos e insucessos, com a finalidade de definir as reais indicações para tais substitutos ósseos.

Paulo Fukashi Yamaguti

Desafios e limitações da cirurgia plástica periodontal ao redor dos implantes

Autore(s):
Paulo Fukashi Yamaguti

A obtenção de um resultado estético satisfatório ao redor de implantes dentários requer uma análise cuidadosa da quantidade de tecido ósseo, da qualidade e quantidade de tecido mole. No correto planejamento, há uma sequência lógica para planejar o tecido duro e mole antes da colocação de implantes. Porém, há casos clínicos no nosso dia a dia com os quais nos deparamos com implantes instalados sem tais cuidados, e o periodontista é requisitado para resolver estes problemas. Esta apresentação discute até que ponto a cirurgia plástica periodontal pode trazer um resultado clínico satisfatório nestas situações.

Juliana Romanelli

Preparo da arquitetura gengival para implantes através da Ortodontia

Autore(s):
Juliana Romanelli

A manipulação dos tecidos peri-implantares prévio à instalação dos implantes pode ser realizada pela Ortodontia, otimizando o perfil de emergência e consequentemente a qualidade estética final do tratamento reabilitador. Com a apresentação de alguns procedimentos elaborados, o diferencial destes resultados pode ser conferido durante esta aula.

Herval Ramos

Desafios para reconstrução de tecido mole na zona estética sobre dente e implante

Autore(s):
Herval Ramos

A apresentação de Herval Ramos traz o planejamento protético, periodontal e de implante, construindo uma abordagem cirúrgica e clínica com uma visão multidisciplinar na reabilitação oral, finalizando os casos clínicos com prótese fixa PF1 e PF2.

Guilherme Cabral

Desafios da Implantodontia restauradora

Autore(s):
Guilherme Cabral

A Implantodontia atual já está madura o suficiente para aprender com seus próprios erros e garantir tomadas de decisões mais eficientes e assertivas. Neste cenário, a tecnologia pode ajudar em muito no diagnóstico, plano de tratamento e execução dos casos. Vamos abordar quais detalhes sustentam os casos de sucesso da Implantodontia restauradora em 2017.

Fábio Bezerra

A Implantodontia digital: ficção ou realidade?

Autore(s):
Fábio Bezerra

A Implantodontia tem apresentado desenvolvimentos clínicos e científicos significativos nas últimas décadas, buscando excelência de resultados e previsibilidade nos tratamentos com diferentes níveis de complexidade. Dentro deste cenário, o planejamento virtual, cirurgias guiadas e a tecnologia CAD/CAM têm ocupado um espaço cada vez maior nos congressos nacionais e internacionais, além da mídia convencional. Esta palestra terá por objetivo discutir as vantagens, indicações e limites destas novas tecnologias aplicáveis ao dia a dia do implantodontista.

Daniel Hiramatsu

Cicatrizadores personalizados na reabilitação unitária de molares

Autore(s):
Daniel Hiramatsu

Reabilitações unitárias de molares são modalidades com altas taxas de insatisfação por parte dos pacientes. Os conceitos de implantes imediatos, preservação alveolar, biomateriais e a utilização de cicatrizares com anatomia compatível com o alvéolo pós-extração são discutidos como formas de simplificação do tratamento, redução de complicações e de indicações de enxertos ósseos, com a finalidade de promover uma reabilitação estética e funcional na região posterior.

Ulisses Dayube

Utilização da membrana de PTFE denso intencionalmente exposta após exodontias: do planejamento à sutura

Autore(s):
Ulisses Dayube

A perda do dente ocasiona modificações locais crônicas, progressivas e cumulativas que repercutem em todo o sistema estomatognático. As técnicas de regeneração óssea guiada podem minimizar as alterações do complexo dentomucoalveolar. Em algumas situações clínicas, elas são indispensáveis para a obtenção de um resultado estético satisfatório. Para isso, o implantodontista deve conhecer as bases biológicas da perda óssea alveolar e da regeneração óssea guiada, bem como suas indicações e limitações. A preservação alveolar com a técnica da regeneração óssea guiada baseia-se na exclusão de células indesejáveis no espaço preenchido pelo coágulo sob a membrana, para a invasão de vasos sanguíneos e células osteoprogenitoras, protegendo a reparação óssea. As membranas de PTFE denso possuem características que conduzem requisitos biológicos, mecânicos e de uso clínico para servirem como barreira contra a invasão de células indesejáveis.

Roberto Cruz

Como evitar complicações e maximizar o sucesso nas reconstruções ósseas em aumentos horizontais e verticais?

Autore(s):
Roberto Cruz

Ao final desta apresentação, os participantes serão capazes de saber diagnosticar melhor os casos indicados para este tipo de intervenção, bem como escolher as técnicas mais indicadas e os melhores biomateriais, membranas ou telas de titânio para cada caso. Durante esta conferência, são discutidos detalhes do procedimento cirúrgico visando minimizar as complicações e, quando estas ocorrerem, qual seria a melhor abordagem para sua resolução. Alguns casos clínicos são apresentados para melhor entendimento por parte da audiência.

Luiz Roberto Dantas

Simplificando a reconstrução de alvéolos comprometidos sem o uso de biomateriais

Autore(s):
Luiz Roberto Dantas

A conferência de Luiz Roberto Dantas traz a apresentação de uma técnica conservadora de reconstrução do processo alveolar comprometido após exodontia, para futura instalação do implante, e que não faz uso de fechamento primário do retalho e nem o emprego de membranas e/ou biomateriais substitutos ósseos.

Sebastião Ribeiro

Reabilitação oral no contexto da Implantodontia

Autore(s):
Sebastião Ribeiro

Na Implantodontia atual, a Reabilitação Oral completa do paciente se faz cada vez mais necessária. Por esse motivo, a integração entre a Periodontia, a Prótese Dental e a Implantodontia é cada vez mais utilizada. Nesta apresentação, é abordada a sequência completa dos tratamentos, desde o preparo básico na Periodontia até os ajustes refinados nas sessões de controles a longo prazo.

Luiz Borelli

Odontologia multidisciplinar e manipulação tecidual para obtenção de estética nas reabilitações orais sobre implantes

Autore(s):
Luiz Borelli

O objetivo dessa apresentação é mostrar a importância do planejamento multidisciplinar e manipulação dos tecidos periodontais e peri-implantares para otimizar os resultados estéticos nas reabilitações implantossuportadas. A conferência mostra planejamentos integrados envolvendo Ortodontia, técnicas cirúrgicas mucogengivais, a correta escolha de componentes sobre implantes e toda fase estrutural protética até a finalização com revestimentos cerâmicos.

Guilherme Saavedra

Os desafios da Odontologia moderna com CAD/CAM

Autore(s):
Guilherme Saavedra

A incessante busca por métodos rápidos, confiáveis e seguros para restaurar as estruturas dentais é reflexo das necessidades da vida moderna. O objetivo da aula é informar, de maneira simples e objetiva, o papel da tecnologia e a sua efetividade em nosso dia a dia. Como diagnosticar, planejar e executar tratamentos reabilitadores com agilidade e com o auxílio da tecnologia CAD/CAM. Apresentar detalhes das fases clínicas e laboratoriais, fundamentados em evidências científicas, para aplicação imediata no dia a dia clínico, com resultados satisfatórios e diminuindo o estresse e horas de dedicação, além da sugestão de um protocolo clínico simples e racional para potencializar o fluxo de trabalho e preencher a lacuna entre as limitações de habilidade técnica, produtividade e qualidade final dos trabalhos.

Carlos Eduardo Ferreira

Implantes anteriores: estética e previsibilidade

Autore(s):
Carlos Eduardo Ferreira

Embora relatos na literatura tenham mostrado no passado recessão peri-implantar frequente em implantes anteriores, estudos recentes têm demonstrado que a manipulação meticulosa dos tecidos moles, posicionamento tridimensional adequado do implante e perfil de emergência reto do provisório e da prótese definitiva poderão garantir alta previsibilidade estética dos implantes instalados em sítios anteriores. A decisão por implantes imediatos ou em dois tempos, assim como por implantes individuais ou próteses fixas, também é discutida na apresentação de Carlos Eduardo Ferreira, com o objetivo de alcançar excelência estética.

Karin Egger

Restaurações cerâmicas em dentes anteriores sobre implantes e dentes

Autore(s):
Karin Egger

A apresentação de Karin Egger aborda os seguintes tópicos: planejamento para reabilitação em áreas anteriores com implantes e dentes; Abordagem multidisciplinar para um resultado previsível; Como equalizar diferentes substratos devolvendo naturalidade e estética, e protocolo clínico de execução de casos.

Ricardo Moreno Bonilha

Sequência operacional em Reabilitação Oral e Implantodontia

Autore(s):
Ricardo Moreno Bonilha

A busca pela excelência nos tratamentos reabilitadores passa por um processo de planejamento, execução clínica, finalização e proservação. Dessa maneira, torna-se fundamental a elaboração de uma sequência operacional com etapas bem definidas. Será abordada na apresentação de Ricardo Moreno Bonilha uma sequência operacional em Reabilitação Oral e Implantodontia, tanto para reabilitação unitária quanto para reabilitação complexa com desgastes dentais avançados.

Igor Paulinelli

Considerações estéticas na reabilitação de implantes anteriores

Autore(s):
Igor Paulinelli

Após a exodontia, diversas alterações estruturais são inerentes a esse processo. Assim, o profissional deve lançar mão de técnicas que possam minimizar essas alterações, sobretudo quando na reabilitação da região anterior. Durante a conferência de Igor Paulinelli são discutidos desde procedimentos cirúrgicos reconstrutivos até escolhas protéticas adequadas, a fim de mimetizar a estrutura biológica perdida.

Jonathas Claus

Considerações para o sucesso do enxerto no seio maxilar

Autore(s):
Jonathas Claus

A evolução da Implantodontia possibilitou que, em muitas situações, não sejam mais necessários enxertos ósseos previamente à colocação de implantes. Entretanto, seja pelo grau de atrofia óssea ou pelo interesse de evitar maiores reconstruções, a cirurgia de enxerto ósseo no seio maxilar continua sendo um procedimento amplamente indicado. O objetivo da apresentação de Jonathas Claus é discutir os aspectos mais relevantes para o sucesso deste procedimento.

Eduardo Kalil

Aumento ósseo vertical em mandíbula posterior

Autore(s):
Eduardo Kalil

A região posterior da mandíbula com deficiência óssea vertical, por suas características anatômicas, representa um grande desafio para a reabilitação com implantes osseointegráveis. A apresentação de Eduardo Kalil tem como objetivo discutir as técnicas cirúrgicas para aumento ósseo vertical na região posterior da mandíbula, suas vantagens e desvantagens.

William Frossard

Agenesia dentária: diagnóstico e estratégia restauradora com implantes em pacientes jovens

Autore(s):
William Frossard

A agenesia dentária é caracterizada pela ausência completa da formação de um ou mais dentes. O tratamento restaurador nesses pacientes é um procedimento desafiador e necessita de uma abordagem multidisciplinar. Deve ser levada em conta uma série de fatores, como: idade do paciente, estágio do crescimento ósseo, deficiências anatômicas associadas a ausências dentárias, defeitos de tecidos moles, má formação dos dentes presentes, diastemas e o estado psicológico do paciente. O objetivo dessa conferência é discutir, com base na literatura, o momento ideal de instalação de implantes, além de apresentar as alternativas e estratégias restauradoras atuais.

Zulene Ferreira

Desafios peri-implantares na região anterior da maxila: reconstrução alveolar

Autore(s):
Zulene Ferreira

As perdas dentárias acompanhadas de reabsorção da tábua óssea vestibular na região anterior da maxila requerem um planejamento criterioso, a fim de que a região reabilitada torne-se harmoniosa e indistinguível dos dentes adjacentes. A apresentação de Zulene Ferreira tem por objetivo discutir diferentes indicações e abordagens alveolares/manobras de reconstrução de tecidos ósseo e conjuntivo junto à instalação imediata de implante na maxila anterior.

Ricardo Ciantelli

Observação de conceitos biológicos para longevidade das reabilitações

Autore(s):
Ricardo Ciantelli

A apresentação de Ricardo Ciantelli mostra a importância de valorizar os conceitos biológicos que proporcionam a previsibilidade das reabilitações múltiplas e/ou unitárias envolvendo implantes, além da posição 3D, biotipo gengival, biomaterial, espaço biológico e conectores. O planejamento ainda é a chave para o sucesso.

Alberto Fedeli

Como abordar rebordos atróficos

Autore(s):
Alberto Fedeli

Atualmente, um dos pontos que mais se tem discutido é a reabilitação de casos estéticos. E nesse tópico, a apresentação de Alberto Fedeli aborda situações em que há atrofia óssea e necessidade de um tratamento reconstrutivo, com a discussão de diferentes abordagens para a resolução desses casos.

Bruno Fusaro

Existe previsibilidade nas restaurações estéticas sobre implantes?

Autore(s):
Bruno Fusaro

As demandas estéticas por parte dos pacientes são cada vez maiores no cotidiano dos cirurgiões-dentistas. Diversas abordagens para implante imediato em área estética e ROG para otimizar o posicionamento 3D do implante têm sido descritas, mas dentre estas técnicas quais são realmente previsíveis? Como selecionar e indicar adequadamente o implante para área estética? Qual o desenho do pilar e da prótese transitória para otimizar os resultados estéticos do seu paciente? Como manter estes resultados a longo prazo? Estas questões são discutidas no formato de dicas clínicas aos colegas.

Franco Mallaguti

TiBase - uma nova opção para a prótese sobre implante

Autore(s):
Franco Mallaguti

Nos últimos tempos, novos materiais e possibilidades de tratamento, associados à maior acessibilidade a tecnologia CAD/CAM, promoveram inovações interessantes à prótese, tanto para dentes naturais como para implantes osseointegrados. Links metálicos, também denominados “TiBase ou Universal Base”, são plataformas de titânio que permitem a confecção de pilares protéticos personalizados em consultório, com excelente resistência. Esta palestra tem como objetivo apresentar detalhes estratégicos para a utilização desta técnica, com embasamento científico e exemplificado com casos clínicos.

Ivete Sartori

Implantes em pacientes com hábitos parafuncionais: o que sabemos?

Autore(s):
Ivete Sartori

A necessidade de reabilitação oral em pacientes portadores de hábitos parafuncionais tem sido cada vez mais frequente. Quando existe ausência parcial ou total de elementos dentais nesses casos, a reposição dos mesmos com implantes passa a ser um fator muito importante. Para que um bom planejamento possa ser executado, faz-se necessário rever conceitos. Assim, nessa atividade são apresentados casos clínicos com sinais e sintomas de hábitos parafuncionais, e são discutidas as diretrizes que estão estabelecidas na literatura a respeito do tratamento desse tipo de condição, além das sequências clínicas adotadas para as reabilitações e acompanhamentos.

Sergio Bernardes

Fluxo de trabalho digital aplicado à realidade de uma clínica de Implantodontia

Autore(s):
Sergio Bernardes

O que é “fluxo de trabalho digital” aplicado à Odontologia? A apresentação de Sergio Bernardes traz breve introdução e estado da arte, debate quais recursos o profissional pode usufruir nesta forma de trabalho, de maneira realista, desde a cirurgia com implantes e enxertos até soluções protéticas. Detalha ainda o que é uma base de titânio e como podemos usar esse “novo” componente protético no fluxo de trabalho digital e analógico em próteses cimentadas e parafusadas, as vantagens, desvantagens, indicações e limitações da técnica. Por fim, Sergio Bernardes ainda apresenta casos clínicos, novas tendências e técnicas.

Sergio Kahn

Biotipo periodontal versus espaço biológico

Autore(s):
Sergio Kahn

A presente conferência tem o objetivo de enfatizar a importância do biotipo periodontal nos procedimentos cirúrgicos periodontais e peri-implantares, relacionando com uma nova visão do espaço biológico. Abordagens e estratégias cirúrgicas em áreas estéticas serão demonstradas de acordo com o biotipo periodontal do paciente.

Wellington Bonachela

Próteses parafusadas e cimentadas: quando e onde utilizá-las

Autore(s):
Wellington Bonachela

Em sua apresentação, Wellington Bonachela mostra que, muitas vezes, as próteses parafusadas e cimentadas são escolhas do próprio reabilitador, e o que determinam essas escolhas são os aspectos biológicos, mecânicos e funcionais. Torna-se importante realizar um planejamento reverso, porém, muitas vezes os implantes já vêm colocados por outros profissionais, com erros de posicionamento ou sem informação sobre qual é o implante, tornando-se assim necessário refletir sobre quando e onde utilizá-las.

Marcelo Abla

Planejando o fracasso: intercorrência e soluções

Autore(s):
Marcelo Abla

Sabemos que o planejamento é a melhor forma de evitar o insucesso. Porém, muitas vezes não observamos todas as características ou condições necessárias para que obtenhamos o resultado esperado. Em sua palestra, Marcelo Abla apresenta os pontos cegos dos planejamentos que podem levar os profissionais ao fracasso. São apresentados casos clínicos das maiores intercorrências acometidas ao autor e como foram tratadas e conversadas com os pacientes.

Adilson Torreão

Qual o limite estético na Implantodontia atual

Autore(s):
Adilson Torreão

Nos últimos anos, temos observado uma evolução nos tratamentos estéticos com implantes, com a utilização de novos materiais, designs de implantes, componentes protéticos e técnicas cirúrgicas, mas ainda existem limites que precisamos entender para evitar os insucessos. A apresentação de Adilson Torreão aborda princípios relevantes que os profissionais devem conhecer, trazendo-os para a clínica diária de forma prática e simples.

Bruno Sotto Maior

Evidências clínicas e científicas de implantes extracurtos

Autore(s):
Bruno Sotto Maior

A apresentação de Bruno Sotto Maior aborda, de forma contemporânea e baseada em evidências científicas e clínicas, a utilização de implantes extracurtos para reabilitações de mandíbulas e maxilas atróficas, e alternativas terapêuticas a enxertos ósseos, reduzindo a morbidade pós-operatória e o tempo de tratamento reabilitador.

Ulisses Dayube

Preservação alveolar com membranas de PTFE denso

Autore(s):
Ulisses Dayube

É impossível pensar na prática da Implantodontia de excelência sem considerar a importância da preservação alveolar. O aprimoramento das técnicas cirúrgicas e o desenvolvimento de novos materiais fizeram com que essa modalidade de procedimento evoluísse muito nos últimos anos. Com foco na técnica de exposição intencional da membrana ao meio bucal, Ulisses Dayube apresenta dois casos clínicos, nos quais mostra como a técnica deve ser empregada nas regiões posterior e anterior da boca.

José Cícero Dinato

Planejamento virtual, cirurgia guiada e CAD/CAM

Autore(s):
José Cícero Dinato

A perda de elementos dentários é sempre uma experiência traumática que envolve aspectos emocionais e sociais complexos. O profissional deve preservar ou restaurar condições biológicas e psicológicas adequadas, de modo que os indivíduos consigam exercer funcionalmente a mastigação, a deglutição e a fonação, além de exercitarem a autoestima e o relacionamento social de maneira esteticamente aceita, sem inibição ou constrangimento, contribuindo para a saúde geral. A tecnologia tem contribuído de forma decisiva para uma Odontologia menos invasiva e mais previsível. O objetivo desta conferência é abordar os novos rumos da cirurgia guiada, associados à tecnologia restauradora CAD/CAM.

Elisa Sartori

Influência dos tratamentos de superfície nos resultados clínicos

Autore(s):
Elisa Sartori

A introdução de implantes com tratamento de superfície não teve somente o objetivo de aumentar a taxa de sucesso e diminuir o tempo de osseointegração, mas também melhorar a estabilidade primária, aperfeiçoar este processo e atrair células diferenciadas. A finalidade é que exista uma osteocondutividade, ou melhor, que a superfície do implante estimule o crescimento ósseo através da atração de células que vão aumentar a velocidade do reparo. Entender como o tratamento de superfície dos implantes poderá melhorar o processo de osseointegração e, automaticamente, aumentar as taxas de sucesso com o tratamento é de extrema importância para o profissional, e é o tema que será abordado nesta palestra.

Hugo Nary Filho

Implante curto, extracurto e de diâmetro reduzido

Autore(s):
Hugo Nary Filho

Nesta apresentação, será focado um tema atual relacionado à simplificação de procedimentos em Implantodontia, pela utilização de implantes de diâmetro reduzido, curtos e extracurtos. Isto como alternativa aos procedimentos reconstrutivos empregando enxertos e técnica de regeneração óssea guiada. Através de discussão baseada em evidências científicas e na experiência clínica, serão apresentadas as reais indicações e suas limitações.

Haline Dalago

Tratamento cirúrgico da peri-implantite: como preservar o tecido ósseo

Autore(s):
Haline Dalago

É preciso considerar as vantagens e desvantagens de cada método de tratamento cirúrgico para desinfecção de implantes dentários. A perda óssea peri-implantar pode ser um critério decisivo para a tomada de decisão. Dessa forma, qual é o protocolo clínico que apresenta o menor potencial iatrogênico de agressão ao tecido ósseo, mas é invasivo o suficiente para remover completamente a infecção e não comprometer a manutenção da saúde e estética dos tecidos moles? A abordagem da aula será embasada em um estudo clínico de sete anos com resultados inéditos.

Guilherme Carrilho

Os benefícios estéticos da cirurgia plástica periodontal

Autore(s):
Guilherme Carrilho

A apresentação de Guilherme Carrilho discute as técnicas plásticas periodontais que otimizam o posicionamento da margem gengival em área estética, evidenciando a importância do planejamento integrado, do correto diagnóstico e as possibilidades de recobrimento radicular e aumento de coroa clínico-estético com e sem retalho.

Luiz Fernando M. André

Falhas na Implantodontia: como evitá-las

Autore(s):
Luiz Fernando M. André

As falhas na Implantodontia, muitas vezes, ocorrem por razões que poderiam e deveriam ser evitadas. A ideia é elucidar para os colegas, de maneira simples, alguns detalhes que minimizam os insucessos, evitando assim transtornos indesejáveis, através da evolução das técnicas cirúrgicas e protéticas, bem como da evolução tecnológica, nos propiciando uma Implantodontia muito mais previsível.

Marcelo Napimoga

Mecanismos biológicos da Osseointegração

Autore(s):
Marcelo Napimoga

O principal desafio de Implantodontia tornou-se conceber formas de acelerar a integração de um implante dentário ao osso. Evidências recentes têm mostrado que a topografia e a química da superfície dos implantes dentários podem afetar diferentes vias de sinalização, dentre elas a via Wnt, um caminho fundamental para a diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos, interferindo diretamente no processo de osseointegração. Com base nos dados disponíveis, o controle da via de sinalização Wnt aparece como um dos mecanismos proeminentes por meio do qual as superfícies dos implantes podem orientar a diferenciação e a atividade dos osteoblastos. Consequentemente, ele torna-se uma abordagem promissora para melhorar a osseointegração dos implantes dentários.

Ronaldo Silva

Cirurgia virtual guiada: saiba por que você deve conhecê-la

Autore(s):
Ronaldo Silva

A cirurgia virtual guiada uma técnica de cirurgia altamente precisa, com baixa invasividade e alto conforto para o paciente, utilizada na instalação de implantes dentários, cuja principal característica está no seu planejamento virtual que, através de exame de imagens tomográficas 3D e softwares específicos, realizamos a cirurgia virtualmente (no computador), respeitando a estrutura anatômica dos maxilares (ossos, raízes dentárias, seios da face e nervos), transferindo essas informações cirúrgicas com segurança e precisão para o campo operatório, arcada bucal do paciente, através de guias cirúrgicos gerados por programas computacionais, buscando conforto, previsibilidade e otimização do resultado cirúrgico com excelente pós-operatório para o paciente, que tem retorno imediato para suas atividades cotidianas.

Maurício Barreto

Implante imediato na zona estética utilizando enxerto autógeno versus aloplástico

Autore(s):
Maurício Barreto

O sucesso estético de uma restauração unitária implantossuportada é um dos maiores desafios da Implantodontia atual. Neste sentido, o procedimento de implante imediato e subsequente instalação da coroa provisória (IIP) tem sido uma técnica largamente estudada, especialmente em região anterior. Os relatos de recessão de mucosa facial e redução do volume de processo alveolar são preocupações na manutenção dos resultados no médio e longo prazo. Neste contexto, a escolha do material de enxerto para preenchimento da lacuna peri-implantar ainda carece de evidência científica. O presente estudo clínico prospectivo teve o objetivo de comparar mudanças dimensionais dos tecidos peri-implantares de pacientes com alvéolos com paredes íntegras, submetidos ao IIP na maxila anterior utilizando enxerto ósseo autógeno e aloplástico.

Edilson Ferreira

Cirurgia guiada na extração e colocação de implantes

Autore(s):
Edilson Ferreira

Qual é o melhor momento para a instalação dos implantes, quando o elemento dentário se apresenta com indicação para extração? Os trabalhos científicos e a prática clínica diária têm nos mostrado que, quando possível, a instalação do implante logo após a extração do elemento dentário resulta nos melhores resultados funcionais e estéticos, diminuindo o número de intervenções cirúrgicas. A posição 3D do implante é de suma importância para obtermos o resultado estético final adequado. Com isso, o objetivo da apresentação é mostrar o emprego da técnica de cirurgia guiada nos casos de extração e colocação de implantes simultâneos.

Leandro S. Nunes

Instalação de implantes após extrações: imediato, precoce ou tardio?

Autore(s):
Leandro S. Nunes

A Implantodontia moderna tem permitido o retorno de nossos pacientes às suas atividades habituais em menores períodos de tempo, graças ao desenvolvimento de novos desenhos de implantes, novas superfícies, uso de biomateriais e maior conhecimento do processo biológico da osseointegração. Com isso, a instalação de implantes em sítios de extrações tornou-se um procedimento rotineiro. Porém, essas abordagens incluem grandes riscos e novos desafios. A criteriosa execução de cada etapa é fundamental para o sucesso do tratamento. O objetivo dessa conferência será abordar as atuais indicações de instalação de implantes em alvéolos pós-extrações, revisando as evidências científicas de cada opção de tratamento, bem como explorando o passo a passo de cada técnica para a obtenção de um resultado satisfatório.

Convidados Abross

Mesa-redonda: regeneração óssea guiada

Autore(s):
Jamil Shibli
Mario Groisman
Sérgio J. Jayme
Elcio Marcantonio Jr

Grandes nomes da Implantodontia nacional debatem a regeneração óssea guiada. Uma mesa-redonda reuniu os especialistas Jamil Shibli, Mario Groisman, Elcio Marcantonio Jr e Sergio J. Jayme, que analisam assuntos essenciais para o dia a dia do cirurgião-dentista. A conversa passa por temas como osseointegração, reabsorção, retalhos, utilização de ossos autógenos e biomateriais, além de outros tópicos fundamentais para a regeneração óssea guiada.

Alber Barbara

Regeneração óssea guiada na maxila

Autore(s):
Alber Barbara

Os motivos que tornaram a regeneração óssea guiada um procedimento previsível são: melhor conhecimento anatômico das regiões consideradas críticas, contribuindo para a evolução da técnica cirúrgica; e maior conhecimento dos biomateriais disponíveis, passando a ser um procedimento de rotina para muitos implantodontistas. Esses temas serão abordados de uma forma simples e objetiva para o aumento de rebordo horizontal e vertical.

Alfredo Mikail Mesquita

Reabilitações totais CAD/CAM – zircônia, resina ou metalocerâmica

Autore(s):
Alfredo Mikail Mesquita

O objetivo da palestra de Alfredo Mikail Mesquista é abordar as reabilitações totais por meio de CAD/CAM, discutindo a sequência e o melhor material restaurador para a execução dos procedimentos: zircônia, resina ou metalocerâmica.

Mario Groisman

Perfil profissional: Mario Groisman

Autore(s):
Mario Groisman

A história profissional de Mario Groisman coincide com a chegada da Osseointegração ao Brasil. Em entrevista concedida à equipe da revista ImplantNewsPerio, Groisman detalha a sua trajetória na Odontologia, desde a graduação em Periodontia no Rio de Janeiro, passando pelo mestrado na Suécia, e culminando em sua volta ao Brasil, para colocar em prática os aprendizados adquiridos. Na conversa, Groisman fala sobre o lançamento de seu livro, “Estética sobre implantes 11.21”, detalha o período de cinco anos em que esteve na Suécia e a importância de conviver com grandes nomes da Implantodontia mundial, como Hugo De Bruyn.

André Nigre

Responsabilidade civil na Odontologia

Autore(s):
André Nigre

A responsabilidade civil ainda é um tabu dentro da Odontologia. O advogado André Nigre conversou com a equipe da revista ImplantNewsPerio e elencou quais são as áreas da Odontologia que mais recebem processos judiciais. Diariamente, são abertos processos administrativos, cíveis, éticos e até mesmo criminais, como lesão corporal, contra profissionais da área. Na entrevista, André Nigre ainda dá importantes dicas de como o cirurgião-dentista pode se precaver e evitar este tipo de problema.

Nilton De Bortoli Jr.

Entrevista corporativa – BIC recorde impulsionou crescimento da Implacil De Bortoli

Autore(s):
Nilton De Bortoli Jr.

Há 33 anos na área de Implantodontia, Nilton De Bortoli Jr. comemora o momento favorável. Bem-sucedido no consultório e nas salas de aula, ele também vê com grande entusiasmo o crescimento da Implacil De Bortoli, empresa que ele dirige e que completa 35 anos. Em entrevista concedida à equipe da revista ImplantNewsPerio, o diretor da Implacil detalha o ponto mais alto alcançado pela empresa: em 2012, um estudo do professor italiano Adriano Piatelli mostrou que o índice BIC encontrado nos implantes da Implacil foi de 92,7%, o valor mais alto até então registrado na Implantodontia mundial.

Rodolfo Candia Alba Jr

Entrevista corporativa – Conexão coloca finanças em ordem

Autore(s):
Rodolfo Candia Alba Jr

As crises vêm para trazer aprendizados. É desta forma que Rodolfo Candia Alba Jr., presidente da Conexão, trata o período em que a empresa enfrentou – e superou – as dificuldades administrativas e financeiras. Em entrevista concedida à equipe da revista ImplantNewsPerio, ele conta como a Conexão retomou o crescimento, sempre apoiada na filosofia de precisão da empresa. Na conversa, Rodolfo Candia Alba Jr. ainda fala sobre patentes, engenharia, seu contato pessoal com P-I Brånemark, além de detalhar os planos para o futuro da Conexão.

Márcio Amorim

Bifosfonatos na Implantodontia

Autore(s):
Márcio Amorim

Há 32 anos trabalhando na área odontológica, Márcio Amorim demonstrou interesse pelos tecidos ósseos. Mais adiante, encontrou nos bifosfonatos um tema para aprofundar as suas pesquisas. Em conversa com Paulo Rossetti, editor-científico da revista ImplantNewsPerio, Amorim detalha o caminho que trilhou até chegar aos bifosfonatos, assim com as dificuldades e descobertas relacionadas ao tema.

Marco Bianchini

A peri-implantite na clínica diária

Autore(s):
Marco Bianchini

Como diagnosticar uma peri-implantite? Esta é uma das perguntas respondidas pelo periodontista Marco Bianchini, em entrevista concedida ao editor-científico da revista ImplantNewsPerio, Antonio Wilson Sallum. Na conversa, eles debatem o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento das doenças periodontais, assim como métodos de profilaxia, a importância das radiografias e os fatores de risco. Além disso, Bianchini e Sallum também refletem sobre o papel do profissional no retorno do paciente ao consultório.

Aziz Constantino

Entrevista corporativa – Intra-lock mantém o foco em desenvolvimento e pesquisa

Autore(s):
Aziz Constantino

A Intra-lock vai continuar com o foco em desenvolvimento e pesquisa. Quem garante é o diretor científico da empresa, Aziz Constantino. Em entrevista concedida à equipe da revista ImplantNewsPerio, Constantino também detalha a operação comercial da empresa, relembra o momento em que houve a valorização da superfície e do desenho dos implantes, além de reforçar o pioneirismo da Intra-lock no segmento de biomateriais, incluindo o PRF.

Friedrich e Bianca Mittelstädt

Entrevista corporativa – FGM comemora seu primeiro ano na Implantodontia

Autore(s):
Friedrich e Bianca Mittelstädt

Por que uma empresa que lidera o segmento de clareadores dentais decide entrar no mercado da Implantodontia? Este foi um dos temas da entrevista que Friedrich e Bianca Mittelstädt, fundadores da FGM, concederam à equipe da revista ImplantNewsPerio. Na conversa, os sócios comemoraram o sucesso da FGM em seu primeiro ano na Implantodontia, contaram como foi o processo de pesquisa e de validação do Whiteness – clareador dental que levou a empresa à liderança do segmento –, e ressaltaram a importância dos lançamentos do Sistema Arcsys e do Nanosynt.

Matthias Schupp

Entrevista corporativa - Neodent anuncia planos para 2018

Autore(s):
Matthias Schupp

O CEO da Neodent, Matthias Schupp, detalhou os planos da empresa para o ano de 2018. Em entrevista concedida à equipe da revista ImplantNewsPerio, Schupp comentou o lançamento do Grand Morse, novo sistema de implantes da empresa, a inauguração da nova fábrica da Neodent e a chegada dos implantes cerâmicos ao Brasil, além de discutir o futuro da tecnologia na Odontologia brasileira.

Daniel Hiramatsu

Protocolo de cimentação para laminados cerâmicos na região anterior

Autore(s):
Daniel Hiramatsu

Esta videoaula apresenta o passo a passo do protocolo para cimentação de um caso estético de laminados cerâmicos na região anterior. Serão abordadas questões importantes para o sucesso da adesão desses laminados, tais como a prova estética dos laminados, as técnicas de isolamento, o condicionamento das peças, utilização dos cimentos resinosos, acabamento, polimento e finalização dos casos.

Sérgio J. Jayme

Recursos técnicos na lateralização do nervo alveolar inferior

Autore(s):
Sérgio J. Jayme

Vamos abordar neste vídeo uma técnica cirúrgica de grande importância na reabilitação com implantes na parte posterior da mandíbula: a lateralização do nervo alveolar inferior. Para demonstrar quatro variações dessa delicada técnica de manuseio, convidamos o professor Sérgio Jayme, diretor do IAP. Teremos a oportunidade de conferir dois casos clínicos com a utilização de L-PRF e duas demonstrações de lateralização com e sem a remoção do forame mentual.

Jamil Shibli

Procedimentos cirúrgicos e biomateriais para aumento vertical

Autore(s):
Jamil Shibli

A atualização no mundo digital é fundamental, ainda mais sobre temas contemporâneos como aumentos verticais e biomateriais. Portanto, o objetivo principal deste módulo será analisar quais são os fatores clínicos relacionados diretamente à seleção da técnica e do biomaterial. Esta aula permitirá ainda a análise crítica de casos que falharam devido a fatores não observados, como vascularização local, medicamentos e fatores locais inerentes aos pacientes.

Spazio Odontológico

Prótese: soluções unitárias posteriores sobre implantes com pilares de zircônia. Uma abordagem clínica e laboratorial

Autore(s):
Dario Adolfi
Maurício C. Adolfi

Os procedimentos cirúrgicos são uma etapa muito importante para o sucesso estético e funcional da restauração, mas esta etapa pode ser comprometida pela falta de compreensão dos procedimentos clínicos e das etapas laboratoriais para o correto desenvolvimento do perfil de emergência e contorno cervical. Uma coroa provisória bem executada e a correta transferência do perfil de emergência e do contorno cervical para o modelo mestre permitirão a produção do componente de zircônia com dimensões precisas, garantindo, assim, a manutenção e a estabilidade dos tecidos moles.

Equipe ImplantePerio

Reconstrução tecidual estética peri-implantar

Autore(s):
Julio Cesar Joly
Paulo Fernando Mesquita de Carvalho
Robert Carvalho da Silva
Guilherme Carrilho
Cassio Cardona Orth

A excelência estética das reabilitações implantossuportadas anteriores torna-se cada vez mais dependente dos cuidados relacionados à reconstrução tecidual óssea e de tecidos moles. Neste vídeo serão exibidos e discutidos os detalhes técnicos do protocolo de reconstrução associado à instalação de implante na área anterior.

Marcelo P. Nunes

Cirurgias periodontais para implantes

Autore(s):
Marcelo P. Nunes

As técnicas e os momentos cirúrgicos para manipulação tecidual peri-implantar ainda geram muitas controvérsias na PerioImplantodontia. Mostraremos através deste trabalho, uma proposta filosófica que levará, ao clínico, clareza e bases científicas para a melhor tomada de decisão no manejo tecidual envolvendo implantes.

André Pelegrine

Preservação Alveolar

Autore(s):
André Pelegrine

O vídeo demonstrará a aplicação da técnica de preservação alveolar com utilização de biomaterial substituto ósseo de reabsorção lenta, assim como o emprego de enxerto de tecido mole. Será também discutida a possibilidade de realização da técnica de preservação alveolar simultaneamente à instalação de implante.