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Publicado em: 02/05/2012 10h11

O que é público-alvo?

Entenda esse conceito no contexto da Odontologia

Daniel Brito

Uma clínica não pode atender a todos. São muitos os clientes e eles se diversificam em suas exigências e necessidades. Entender essas exigências e necessidades é a principal condição para definição de um público-alvo.

Público-alvo, também chamado de Prospect ou Target, é o grupo de pessoas que você escolhe como clientes principais, são aquelas pessoas para quem você dedica sua prática e as ações de comunicação e marketing da clínica. Ao definir esse público, que vai depender de critérios pessoais ou de um estudo de mercado, a clínica deve se esforçar ao máximo para criar um ambiente semelhante e atender todas as suas necessidades.

O público-alvo pode ser definido pelos seguintes critérios: faixa etária, região, classe social, poder de compra, comportamento ou preferências. O ideal é que ele seja definido com base em mais de um critério. Vejamos dois exemplos: a Clínica Azul é especializada em implantes (preferência), atende homens e mulheres de 40 a 60 anos (faixa etária), com renda superior a R$ 10.000,00 (poder de compra), localizados no bairro Esperança (região), de classe nobre (classe social). A Clínica Verde é especializada em Ortodontia (preferência), atende crianças e adolescentes de seis a 22 anos (faixa etária), com renda superior a dois salários mínimos (poder de compra), localizados no centro da cidade (região), classe operária ou popular (classe social). De maneira resumida e na linguagem técnica, a Clínica Azul atende público-alvo "A" e a Clínica Verde atende público-alvo "C".

Estudando o público da Clínica Azul, podemos dizer que são extremamente exigentes, gostam de conforto, odeiam atraso, odeiam sentar em sofás que afundam, odeiam flores artificiais, adoram cordialidade, gostam de ambientes muito bem iluminados e reparam em tudo. Na Clínica Verde, gostam de ambiente caloroso, colorido, apreciam novidades, odeiam crânios ou modelos do corpo humano, pagam bem, mas precisam ser lembrados e compram por impulso. Pronto! Agora é só criar um ambiente, um atendimento e uma comunicação que atenda esses clientes específicos.
Enfim, meus caros, ao definir um público-alvo, vocês terão condições de recebê-los muito melhor, atendê-los dentro de suas necessidades e oferecer toda a satisfação que eles tanto procuram. Facilita ou não facilita a sua vida?

Daniel Brito
Professor, consultor e palestrante de Marketing de Serviços. É publicitário há mais de 15 anos e atende grandes nomes da Odontologia nacional e internacional, além de ministrar aulas e palestras em cursos de especialização e pós-graduação em Odontologia.




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