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Publicado em: 2/24/2016 31h6

Qual o lugar do marketing em seu consultório?

Cláudio Gór Gonçalves mostra o papel dessa atividade na conquista dos clientes.

Em minhas diversas viagens pelo Brasil palestrando sobre a importância do marketing na Odontologia, ouvi como resposta de muitos profissionais que aplicar os conceitos de gestão de pessoas, estratégia, finanças e comunicação, era algo muito distante, difícil e, sobretudo, trabalhoso.

A grande maioria dos profissionais de saúde alimenta a ideia de que o marketing não é condição básica para o seu dia a dia, mas pela minha experiência na transformação de clínicas e consultórios em negócios inovadores e rentáveis, posso garantir que é. Contrariando o pensamento limitado de que o marketing não combina com serviços de saúde, costumo defini-lo como algo que vai facilitar a compreensão do valor de seus esforços e, principalmente, estimular o boca a boca dentro do perfil de público que você considerou como alvo.

É essencial entender que na área da saúde vendem-se serviços e, portanto, experiências que podem gerar um boca a boca positivo. Já falamos aqui, mas não custa enfatizar: o cliente é leigo e, na maioria das vezes, pouco entende sobre a técnica na Odontologia, isso vai fazer com que ele se sinta satisfeito ou não, por meio das características que tem condição de mensurar. Por esse motivo, você vai precisar que tudo funcione bem, e que a experiência como um todo seja muito positiva e memorável.

Não quero e nem poderia dizer aqui que colocar em prática os conceitos de marketing em sua clínica é algo que não exige esforço, muito pelo contrário. É preciso muita disposição, garra e suor para sair do lugar comum e realizar algo surpreendente.

Tente imaginar sua clínica como um lugar que possa ser conveniente e que atenda as expectativas e necessidades das pessoas, além da entrega da própria Odontologia. Para que você consiga estabelecer esse raciocínio, ficará mais fácil se determinar quem é o público-alvo que quer agradar mais. Se não souber quem deseja agradar, pense nas pessoas que proporcionam mais renda em troca de menos tempo de seu trabalho.

A dedicação inicial pode ser grande, mas eu garanto que o momento de colher os frutos vai chegar e isso vai fazer todos os esforços terem valido a pena.

Não desista! Falamos-nos em breve.


Cláudio Gór Gonçalves
Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.
 
 


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