INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 10/7/2015 11h

Funcionário perfeito: será que ele existe mesmo?

É importante investir na formação de uma equipe coesa e que represente a cultura da clínica.

Há muito tempo, tenho observado o comportamento das pessoas que formam as equipes de atendimento das clínicas, na busca de encontrar indivíduos dispostos a colaborar para o crescimento da organização, através da conquista de objetivos coletivos, pois são conscientes de que o êxito profissional e pessoal é resultado desse esforço.

É comum nos depararmos com colaboradores extremamente acolhedores e empáticos, qualidades tão especiais e muitas vezes sufocadas por uma equipe que não fala a mesma língua. Se importar com as características comportamentais de quem trabalha ao seu lado é determinante para o sucesso do negócio.

Como estou em contato com centenas de profissionais através das consultorias de gestão no Altera, sei que contratar um funcionário que reúna todas as qualidades essenciais para atender seus pacientes custa caro, além de existirem poucas pessoas realmente boas disponíveis no mercado de trabalho. O que definitivamente não pode ser feito é usar essa justificativa para contratar qualquer pessoa, afinal sua equipe é uma extensão de você e só você sabe o quanto batalhou para chegar onde está.

Não é possível contratar o funcionário perfeito, pois ele não existe. A ideia é voltar seus esforços para formar o profissional que mais se aproxime de tudo aquilo que você espera e julga essencial na linguagem do seu negócio e a partir daí desenvolver os pontos fortes deste funcionário. Treinamentos podem ser um caminho muito efetivo para capacitar os colaboradores, já as campanhas de bonificação gradual são uma forma de mantê-los motivados e trabalhando pelo mesmo objetivo.

Assim, cito abaixo algumas atitudes que podem contribuir para a formação e manutenção da equipe:

  • Esteja pronto para servir – fique atento aos sinais de carência;
  • Mantenha a paixão e o brilho nos olhos;
  • Seja justo e honesto;
  • Seja um bom ouvinte;
  • Desenvolva a habilidade para influenciar as pessoas;
  • Cobre comprometimento de todos;
  • Pratique o elogio sincero;
  • Recompense o esforço e o trabalho excepcional;
  • Conheça quais são os agentes motivadores individuais de cada um de sua equipe, porque só assim você poderá contribuir para sua evolução pessoal.

Para aqueles que duvidam que o esforço não vale a pena, acreditem: o valor da recompensa, quando chega, é muito maior.

 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br
www.alteracis.com.br



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters