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Publicado em: 10/5/2016 32h1

A gestão de pessoas sob um novo olhar

O sucesso da clínica também depende de seus colaboradores.

Já faz algum tempo que eu não abordo o assunto gestão de pessoas em nossa coluna, e acredito que é sempre bom retomarmos alguns pontos. Se me perguntarem qual é a tarefa mais intensa e desafiadora de um negócio, respondo imediatamente que é a gestão de pessoas, principalmente quando falamos na formação de equipes prestadoras de serviços em saúde, em que o contato com o cliente é direto e a capacidade de relacionamento humano é essencial, além de ser testada diariamente.

Tecnologia, inovação e capacidade técnica são essenciais nos dias de hoje, mas não podemos jamais nos esquecer de que acolhimento, zelo, respeito, empatia, segurança e confiança são características que vêm de pessoas e não de máquinas. Por isso insisto em repetir que o capital humano é essencial para o sucesso das organizações e infelizmente ainda é bastante negligenciado. Isso normalmente acontece por falta de competência, motivação e principalmente pela ausência de um modelo de gestão sustentado pela meritocracia.

Tenho para mim que uma pessoa se torna valiosa para uma empresa quando equilibra a capacidade de trabalhar em equipe e entende sua atividade como parte fundamental para o funcionamento de toda a engrenagem.

Grande parte dos meus amigos dentistas comenta que não conseguem encontrar alguém qualificado para trabalhar em suas clínicas e assim sofrem com a alta rotatividade de funcionários. Para situações como essa, a questão é relativamente simples: contrate colaboradores que possuam algumas características mínimas para o cargo em questão, depois cabe a você colocar a mão na massa: ensine como se faz, treine, acompanhe a evolução, ajuste as condutas etc. Isso significa colaborar verdadeiramente com o desenvolvimento das pessoas que trabalham com você, entendendo que os resultados desse trabalho também beneficiam o seu negócio, por meio de colaboradores que se sentem valorizados e assim tem maiores condições de entregar um bom trabalho.

Até o próximo artigo!

 

 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br
www.alteracis.com.br

 


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